Rua Pedro Raiol, 328

Bairro: Centro - Vigia, PA

CEP: 68.780-000

E-mail: vigiapara400@gmail.com

 

© 2016 por INFOGRAFIC.

Orgulhosamente Vigiense

  • Google+ Clean
  • Twitter Clean
  • facebook

O Carnaval de Vigia começou nos Bailes Carnavalescos realizados em Sedes

Apesar dos bailes de carnaval das sedes sociais terem um aspecto, pelo menos no inicio, elitista e vezes preconceituoso, foram simbolo de uma época romântica e saudosa dos antigos carnavais da velha Vigia.
Na imagem da década de 1950, vemos os membros do Bloco "Dragão Tricolor" do Uruitá Esporte Clube.

Houve um tempo em que os bailes de carnaval completavam o glamour da folia na velha Vigia. Como vemos na imagem do ano de 1976 no Baile Vermelho Azul e Branco na antiga sede social do Uruitá Esporte Clube.

Tempos depois o carnaval ganhou as ruas de Vigia

Um bloco de carnaval das antigas passando pela esquina da Rodoviaria de Vigia. Década de 1970.

A imagem de um canaval da década de 1980, em frente ao celebre Bar & Restaurante "O Arapucão" do nosso amigo Gabirú. Onde vemos também, os velhos casarões deste perímetro da rua "Visconde de Souza Franco" (hoje Rua Profª Noêmia Belém).

Carnaval de Vigia na atualidade

Uma das melhores reportagens sobre o Carnaval de Vigia

Jornal Nacional falando do Carnaval de Vigia

O Carnaval é considerado uma das festas mais animadas e representativas do mundo, uma festa completamente popular que reúne pessoas de diferentes raças, cores, credos e sexo.Em Vigia de Nazaré não poderia ser diferente. O Carnaval de Vigia foi eleito um dos mais animados do Estado, e ultimamente vem sendo o mais procurado, reunindo no ano de 2007 mais de 250.000 mil pessoas em busca de diversão, ano em que o carnaval se firmou como a maior festa de rua do Estado do Pará e a terceira do Brasil.Na cidade de Vigia, a festa manteve suas tradições originais. As Virgienses, Os Cabrassurdos e a Gaiola das Loucas, blocos tradicionais na cidade que ganham as ruas na segunda-feira gorda, fazem sucesso nacionalmente. Já há algum tempo, porém, a festa deu lugar a blocos maiores, agregando ao carnaval de rua, trios elétricos e bandas famosas na região Norte.
Essa heterogeneidade de estilos que agrada a todos os gostos, é uma das características do carnaval de Vigia, que ainda conta com 4 (quatro) escolas de samba para a diversão dos foliões.

 

 

 

 

 

 

 

 





O primeiro bloco tradicional da cidade surgiu há cerca de 23 anos, com um grupo pequeno de homens fantasiados apenas para se divertir. Com o passar do tempo o grupo foi crescendo e hoje conta com quase 20 mil homens vestidos como verdadeiras damas. Vasculham armários de suas irmãs, esposas, namoradas e mães atrás de vestidos, saias, bijuterias e – pasmem! – salto alto. Alguns inclusive preferem autenticidade e criam suas próprias fantasias, geralmente inspirados em personagens de novela e quadrinhos ou pessoas famosas.
 

 

 

 

 

 

 



 

 

As mulheres, sentindo-se excluídas da festa e vendo seus maridos saírem para se divertir, resolveram também criar um bloco para fazer frente aos homens, já que nas Virgienses “mulher não entra, senão...”.A adesão foi cada vez maior e há 14 anos Os Cabrassurdos é sucesso na avenida, com cerca de 10 mil mulheres fantasiadas de homem.


 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

O Bloco surgiu como uma forma de representação da classe gay no Carnaval, já que existia um bloco exclusivo para homens. Formado unicamente por homossexuais, o bloco criado por Zé Renato e Nonatinho estreou na avenida em 1991, com 15 brincantes puxados por uma carroça de gado.No ano de 2007, a “Gaiola” saiu com 800 participantes, contando com turistas de todo o Estado, assim como de São Paulo e inclusive da Europa.

Blocos Tradicionais

As Virgienses

Os Cabrassurdos

Gaiola das Loucas

MÚSICA DO BLOCO AS VIRGIENSES - Unknown Artist
00:00 / 00:00
MÚSICA DO BLOCO CABRASSURDAS - Unknown Artist
00:00 / 00:00

Compositor: Simi Pinheiro

Compositor: Simi Pinheiro

MÚSICA DO BLOCO GAIOLA DAS LOUCAS - Unknown Artist
00:00 / 00:00

Compositor: Simi Pinheiro

Bloco dos Mascarados

o tradicional Bloco “Os Mascarados”, que levou toda irreverencia e criatividade dos brincantes pelo corredor da folia.

Os brincantes como sempre são as estrelas da festa cada um com sua fantasia. Muitos foliões se organizam em grupos e passam ano todo planejando suas fantasias só para se destacar no meio da multidão. Mas o improviso é uma das principais características do bloco “OS Mascarados”, pois, o importante é  brincar o carnaval.

Escolas de Samba de Vigia

Estação Primeira da Vigia

Estação Primeira da Vigia

A Escola de Samba Estação se originou do Bloco da Baiana, que nos anos 80 saia da Rua Pedro Raiol em direção a Prefeitura de Vigia, os fundadores da Estação participavam ativamente do desenvolvimento do Bloco.

G.R.E.S. Prasamba

A Escola de Samba "Pra Samba" foi a primeira Escola de Vigia, tendo como destaque a bateria nota 10, atualmente parte de sua sede foi vendida, mas ainda tem um barracão na Rua Duque de Caxias, Centro de Vigia.

Caprichosos do Arapiranga

A Escola de Samba "Caprichosos do Arapiranga" foi fundada no Bairro do Arapiranga, devido a falta de representantes do Bairro, com seu Sarito Tuchaua e outros fundaram esta que continua sendo uma das mais bonitas a se apresentar no corredor da folia. A mesma possui uma Sede de Eventos localizada na Rua São Sebastião.

Grande Família

Grande Família

A Escola de Samba "A Grande Família" foi fundada pela Família Vilhena quando os mesmos ainda faziam parte da Estação Primeira da Vigia, que por desentendimentos resolveram criar a nova Escola de Samba, que a cada ano encanta pela sua organização.

Blocos de Micareta

Canto do Galo

O Bloco Canto do Galo foi fundado pela Família Barbosa, torcedores fanáticos do Luzeiro Esporte Clube e sendo conhecido como o galo vigiense, resolveram criar o primeiro Bloco de Micareta de Vigia, mas com o sucesso todos os anos cresce o número de brincantes, trazendo atrações nacionais e também da Capital Paraense. Sua sede está na Trav. Vilhena Alves Esquina com Rua José Augusto Correa.

Bloco Boto

O Bloco "O Boto", foi fundado pelo Sr. Nato Barbosa, já foi um dos maiores de Vigia, sempre disputando em número de brincantes com o Galo, o segudo Bloco de Micareta criado em Vigia, sua sede na Trav. Lauro Sodré com Rua José Augusto Correa..

Bloco Gurijubal

Bloco Gurijubal foi criado pela Família do Tio Eloy Vera Leal, sua sede fica na esquina da Trav. Lauro Sodré e Duque de Caxias, um dos mais animados de Vigia, sempre sendo puxado por músicos das Bandas de Vigia, que tocam marchinhas, o Bloco mais família de Vigia.

Bloco Tatu & Cia

Bloco do Tatu iniciou na década de 80, que todo domingo gordo saia do Bairro do Arapiranga até o Centro de Vigia, mas ao passar dos anos seus direitos foram comprados e o mesmo se transformou em um dos maiores blocos de micareta de Vigia, levando à frente um tatu gigante onde no seu interior tem litros e litros de cachaça com uma torneira no rabo onde os brincantes "TOMAM NO RABO DO TATU"

Bloco Conserva com Caldo

O Bloco Conserva com caldo se originou de uma brincadeira com o Sr. Blake, que mora na Rua Padre Aragão em Vigia, no qual os amigos encarnavam desde criança, daí o próprio, decidiu criar o Bloco "CONSERVA COM CALDO", que a cada ano atrai mais e mais brincantes.

Bloco Mikaloka

Bloco Mikaloka foi fundado pela família Saldanha sua sede fica na Esquina da Rua Padre Aragão com Trav. Lauro Sodré, vem se destacando entre os que levam mais brincantes sempre com atrações nacionais, é diversão grantida.

Bloco Barata Loka

Bloco Barata Loka foi criado em Fevereiro de 2009 pelos membros da tradicional família Barata. É um bloco direcionado para as famílias e amigos brincar o carnaval com segurança nas ruas de Vigia de Nazaré.

Bloco da Latinha

O Bloco da Latinha, foi fundado pelo Sr. Enildo Chaves, proprietário de um Depósito de Bebidas da cidade, animação é o nome do Bloco.

Bloco Cristo Alegria

Bloco Cristo Alegria. Criado pela comunidade católica de Vigia realiza um carnaval diferente com Cristo, sempre trazendo atrações católicas e de evangelização.

Bloco Gurijubinha Kids

Bloco Gurijubinha Kids, foi fundado pela Sra. Socorro, que tem como foco as crianças, trazendo atrações e músicas do mundo infantil, sempre agrada aos baixinhos de plantão.

Bloco Galo de Ouro

O bloco Galo de Ouro surgiu com o intuito de promover o Clube Luzeiro Esporte Clube, mas surpreendeu pela quantidade de brincantes, e hoje se revela como um dos maiores do Carnaval de Vigia.

Bloco Vírus

O Bloco Vírus surgiu de juntar os amantes da eterna Boate Vírus a primeira da região que tocava houses e ritmos das danceterias, tendo a frente o DJ Túlio Santos que por muitos anos ficou a frente dessa que foi a mais marcante casa de eventos de Vigia, funcionava na antiga sede do Uruitá Esporte Clube e suas festas iam até o sol raiar.

QUEM NUNCA FOI OU FICOU NA FRENTE DA BOITE VIRUS EM VIGIA_PA. Esse Bloco foi criado para frequentadores, ex-frequentadores, e todos que direta ou indiretamente fazem ou fizeram a história de um dos mais importantes NIGHT CLUBS de VIGIA DE NAZARE : VIRUS CLUB!!!

Bloco Kantão & Cia

Bloco Kantão fundado pelos moradores da Trav. Vilhena Alves com Rua das Flores, foi um dos primeiros a se lançar no formato de micareta.

Blocos de Sujo ou de Rua

Fanfarra da União Vigiense

Fanfarra da União Vigiense

A Fanfarra da União Vigiense acontece na quinta-feira de Carnaval, abrindo assim as folias de momo no Carnaval de Vigia.

O Bloco "Cagada do Pinto" sai todo domingo gordo, sua concentração é às 5:00h da manhã na Esquina da Suburbana, os brincantes são de pessoas amanhecidas dos blocos de sábado que varam a madrugada e se juntam ao bloco, maizena e diversão é o que não falta, às 6:00 da manhã.

Bloco Cagada do Pinto

Bloco Picada do Mosquito

O Bloco do Mosquito, saia todo domingo gordo e alertava para o contagio da dengue, vinha com um mosquito gigante segurando seu órgão genital para identificar a picada do mosquito.

Bloco Sem Abadá Não Entra (Maizena na Cara)

O Bloco da "Sem Abadá não Entra" sai todo domingo gordo da Esquina da Rua das Flores com Josino Cardoso no Bariri em Vigia, para participar tem que sujar o rosto com Maizena e a cada esquina vai aumentando o número de brincantes devido serem sujos pelos outros brincantes.

Banda do Silêncio

Fundada pelo maior palhaço de Vigia, vulgo "SAPITO", que também tinha uma barbearia no antigo Trapiche Municipal, ainda hoje percebemos a presença deste inusitado bloco no carnaval atual, os integrantes com cones na cabeça e levando instrumentos falsos que não fazem som algum, sempre arrancando risadas dos moradores.

Tela do Artista plástico Antônio Coutinho