Rua Pedro Raiol, 328

Bairro: Centro - Vigia, PA

CEP: 68.780-000

E-mail: vigiapara400@gmail.com

 

© 2016 por INFOGRAFIC.

Orgulhosamente Vigiense

  • Google+ Clean
  • Twitter Clean
  • facebook

A culinária vigiense tem influência portuguesa e indígena

Na icônica imagem vigilenga vemos as maravilhosas doceiras e doceiros da praça da matriz em dia de quermesse. Com os "rabuçados" e doces de coco. Delícias de outrora vendidas aos pés do saudoso coreto das bandas de música, das brincadeiras de criança e dos namoros escondidos.

Ainda hoje Dona Rosa a doceira da praça da matriz. Com os "rabuçados" e doces de coco. Delícias e herança dos portugueses para a Vigia.

Bolinho de Gurijuba

Anthony Bourdain

Vigia de Nazaré, PA

DESPERTE SEU PALADAR NA REGIÃO DO SALGADO
BOLINHO DE GURIJUBA

A Gastronomia do município tem como carro chefe o peixe chamado “Gurijuba”, que é pescado na costa do Amapá e trazido por pescadores do município. O peixe dá origem a outros pratos como o tradicional bolinho de gurijuba, cujo gosto às vezes confunde-se com o bolinho de bacalhau, a salada de gurijuba, gurijuba ao molho de coco, no tucupi, no escabeche, a famosa caldeirada , o rocambole, cabeça de gurijuba no feijão e no arroz. Nossa gastronomia tem pratos afrodisíacos como o caldo de turú, a sopa de pacamão (munjica), e o avuado de piramutaba.

Há vários anos acontece o Festival da Gurijuba. Durante a noite, acontece apresentação de artistas locais e regionais.

Tacacá

Vigia de Nazaré, PA

DESFRUTE DAS TACACAZEIRAS DA REGIÃO

Na imagem a Tacacazeira Dona Ana, uma das primeiras tacacazeiras de Vigia, tinha sua banca na Travessa Vilhena Alves, onde atualmente é o escritório de Contabilidade Vicon, na época tinha um terreno amplo no qual acontecia eventos juninos (quermesse). Deixou para suas filhas a profissão.

Caldeirada da Gurijuba

APRENDA A COZINHAR NA CIDADE DAS DELÍCIAS CULINÁRIAS

Vigia de Nazaré PA

Maniçoba

APRENDA A COZINHAR NA CIDADE DAS DELÍCIAS CULINÁRIAS

Vigia de Nazaré PA

Vatapá

APRENDA A COZINHAR NA CIDADE DAS DELÍCIAS CULINÁRIAS

Vigia de Nazaré PA

Raspa-raspa

Seu Rueba, um ícone da cidade da Vigia, com o seu raspa-raspa tradicional em frente a matriz de Vigia, em frente ao Cemitério no dia da Iluminação e presença certa na Festividade de São Pedro em Junho no Beiradão. O raspa-raspa consiste em raspas de gelo feito pelo raspador que é adicionado aos diversos sabores de sucos apurados da região, lembra a infância de muitos vigienses. 

A farinha de mandioca é sempre presente à mesa do Vigiense.

A culinária é fortemente marcada pelos costumes indígenas. A existência do pescado, que constitue o principal prato do vigiense dá origem a múltiplas receitas e modos de preparo. Destaca-se especialmente o “Avuado”, que consiste no assamento do pescado diretamente na brasa, geralmente, utilizando-se, quando disponível, apenas o sal e limão. Os ingredientes e o acompanhamento da farinha (sêca ou d’água) e pimenta dão um toque especial ao manjar.

O açai é o suco mais apreciado pelos nativos sendo rico em ferro e existindo abundantemente na cidade, que não obstante praticarem crime ambiental, derrubam o açaizeiro, árvore que gera o açai, quando ainda muito novo, visando o palmito que é vendido para empresas exportadoras na Capital.

Há que registrar-se também guloseimas como o beijú, que consiste num bôlo feito da massa da mandioca fresca, após a devida compressão no tipiti. É espalhada, em pequenas camadas, sôbre o fôrno quente (ou sobre frigideira) e, comprimida até atingir uma espessura de 3 cm. Depois de cozida a parte de baixo, é virada para cima, até que a outra parte coza bem. O beijú é o pão dos nativos, alimento indispensável em todas as casas do interior amazônico. Em Vigia há também o “beiju-chica”, espécie de bôlo, feito com a goma de mandioca depois de sêca e peneirada.

Alimentos Vigienses que acompanham o café preto

Beijus Salgado e Doce

Tapioca

Cuscus com café

Pupunha com café

Extração do Turu

Turú do bom jardim, Vigia-Pará

Turú    ao molho

Piquiá com Farinha

Caranguejo com feijão

Só vigiense para entender essa imagem, aqui temos grandes apreciadores desse alimento.

Açai com charque, peixe ou Camarão

Caldeirada de Gurijuba

Peixe Assado

Peixe Cozido

Ova de peixe 

Ova de peixe 

Tradição vigiense dos avuados nas esquinas  

É comum você andar pela cidade e se deparar com um grupo de pessoas comendo ao ar livre, são os chamados "AVUADOS VIGIENSES", sem muita cerimônia, colocam uma grelha sobre tijolos, tratam o peixei ali mesmo, apenas com farinha d'água e molho, é a reunião dos amigos em torno dos assados vigienses. Se você vem a Vigia, tem que participar desse ritual local. 

Frutas mais apreciadas pelos vigienses

Ameixa

Jambo

Cajú

Manga verde com sal

Taperebá