Rua Pedro Raiol, 328

Bairro: Centro - Vigia, PA

CEP: 68.780-000

E-mail: vigiapara400@gmail.com

 

© 2016 por INFOGRAFIC.

Orgulhosamente Vigiense

  • Google+ Clean
  • Twitter Clean
  • facebook

Festa Junina em Vigia

Celebradas no Brasil desde pelo menos o século XVII, as Festa Juninas constituem a segunda maior comemoração realizada pelos brasileiros, ficando atrás apenas do Carnaval. De acordo com os historiadores, a festa tem origem no culto aos deuses pagãos, mas sofreu influências do catolicismo e hoje há forte associação com os santos católicos, como Santo Antônio, São João e São Pedro.

Com a chegada dos portugueses, as festas, que já eram típicas na Europa, também desembarcaram no Brasil e aos poucos foram se misturando com elementos próprios do interior do país e das tradições sertanejas. Em Vigia, que já tinha algumas influências portuguesas, africanas e indígenas, também com a chegada de alguns nordestinos por estas terras no início do século XIX, absorveu esse festejo, contendo as mesmas características do Nordeste, como: Comidas típicas, danças de quadrilhas e enfeites utilizados nas festas de hoje são uma junção de partes da cultura africana, europeia e indígena.

Atualmente, há uma grande valorização das festas juninas em Vigia, com queima de fogos, Boi-Bumbá, fogueira gigante, concurso de quadrilhas e diversas barracas típicas com jogos e comidas.

Comidas

Com a popularização das festas juninas no Brasil, a difusão dos elementos ligados à festa tornou-se cada vez mais comum. As comidas típicas da Festa Junina são um exemplo disso. Em Vigia, o produto utilizado para preparar as guloseimas da festa é basicamente o mesmo: o milho. Pipoca, canjica, pamonha, bolo de milho e curau são algumas das iguarias servidas.

Há também outras comidas com nomes bem peculiares, como mané pelado, pé de moleque, maçã do amor e cachorro-quente. Nesse universo, destaca-se também o quentão, uma espécie de chá feito com gengibre, canela e pinga. Em Vigia as Comunidades católicas se reúnem para fazer seus festejos aos santos padroeiros sempre trazendo os atrações juninas em terreiros armados nas ruas ou ao redor das comunidades. Destaca-se o Forrozão do Município e a tradicional Procissão Fluvial de São Pedro, realizada todo dia 29 do mês de junho, um dos dias mais festivos para os vigienses, quando a orla de Vigia se enfeita, recebendo visitantes de outros municípios também.  

Decoração e simpatias

decoração de Festa Junina feita com bandeirolas e balões, a fogueira e os fogos de artifício são itens que caracterizam o ambiente da festa junina em Vigia. Existem ainda algumas brincadeiras e práticas às quais os convidados são submetidos: pau-de-sebo, lavagem dos santos, correio elegante, casamento caipira e outros.

Nesse período de festas, alguns supersticiosos aproveitam para realizar simpatias de Festa Junina. Existem rituais para pedir namorado, para afastar a inveja e até para se livrar de verrugas.

A saudosa Festa do Dia 30 da Escola Bertoldo Nunes são inesquecíveis, antes realizadas na Quadra da Escola, envolvia toda a cidade, e a festança só acabava pela manhã, hoje já descaracterizada é realizada em outro local.     

Quadrilha Mistura Fina Vigiense

A Quadrilha Mistura Fina Vigiense, foi fundada em 02 de abril de 1986 por 3 amigos Silvio Gomes, Rubenildo Sousa (Rubens), Val Fernadez, que criaram a Mistura de um antigo grupo católico que se encontrava nos domingo a partir desse grupo se originou a quadrilha que saiu com apenas 12 pares nessa, conforme ia se passado os anos a mistura foi adaptando e crescendo sendo um porto de referência na cultura de vigia participou de vários concursos entre municipal e intermunicipal chegando a ganhar o título em 2007 na FUNBEL de melhor quadrilha com o tema do lixo ao luxo, atualmente a quadrilha já passou vários presidentes; Silvio Gomes, o casal Lincolm Ribeiro e Rosangila Ribeiro, Wilma, Ronilson Reis. A mistura atualmente tem uma coordenação grande composta de tesoureiro, secretários e fiscais.

A quadrilha tem uma logo marca oficial e usando as cores vermelho e branco, já fez várias viagens participando de concursos em outros municípios, atualmente a quadrilha e constituído de 24 pares no máximo, sediada no bairro do Arapiranga, na Rua Pe. José Aragão.

Com o desenho das roupas é que começam as quadrilhas de Vigia (arte Rubenildo) 

Quadrilha Assucena do Amor

Mais uma que tabém surgiu no Bairro do Amor "Arapiranga", a quadriha Assucena do Amor, teve sua fundação nos anos 90, sempre representando o município de Vigia nos diversos concursos intermunicipais espalhados pelo Pará. Uma das mais prestigiadas de Vigia. 

Quadrilha Infantil Magia Junina

A Quadrilha Infantil Magia Junina é também originária do Bairro do Arapiranga, quando se teve a necessidade de formar uma Quadrilha Infantil, já que as quadrilhas adultas não davam espaço para a criançada. 

A Quadrilha Infantil Magia Junina foi campeã estadual no Concurso Intermunicipal de Quadrilhas do Centur com o tema "Aice no país das Maravilhas" no ano de 2016.

Casal de Miss

e marcador

da quadrilha.

Quadrilha Fusão Junina

Também surgiu no Bairro do Amor "Arapiranga", a Quadrilha Fusão Junina, teve sua fundação nos anos 90, sempre representando o município de Vigia nos diversos concursos intermunicipais espalhados pelo Pará. Muitos dos integrantes vieram da mais tradicional Quadrilha a Mistura Fina.

Quadrilha Roceiros do Amparo

No final da década de 90 se teve a necessidade de criar uma quadrilha que representasse o Bairro do Amparo, tradicional pelo mastro de Nossa Senhora da Conceição, foi então que sua fundadora Graça reuniu os moradores do bairro e criou uma das mais bonitas quadrilhas juninas de Vigia, sempre representa o município nos diversos concursos de quadrilhas a fora.

Quadrilha Cômica "Os Atrapalhados na Roça"

Quadrilha "Os Atrapalhados na Roça de Vigia, nasceu no Bairro do Arapiranga em Vigia e promovem um show de gargalhadas se dedicam todo ano a irreverência e encarnação de personagens locais, o auge é o nascimento de um bebê na apresentação e velhinhos dançando.

Quadrilha Cômica "Os Malacabados de Vigia"

Quadrilha os Malacabados de Vigia nasceu no Bairro Sol Nascente em Vigia e dedicam todo ano a irreverência e encarnação de personagens locais, é risada na certa.