

O PORTAL DA MEMÓRIA VIGIENSE

A Academia Vigiense de Letras (AVL) nasceu a partir da iniciativa do escritor Raul Lobo e com o apoio do poeta José Ildone. Depois de minuciosa análise e muita pesquisa, chegou-se ao total de 75 escritores vivos e 40 já falecidos, os 40 escritores falecidos foram homenageados pela Academia, tornando-se patronos das respectivas cadeiras.
A princípio, pensou-se em 40 cadeiras integradas por escritores naturais ou moradores de Vigia de Nazaré, e dos 75 escritores pesquisados, inicialmente, 30 foram convidados para a primeira reunião de organização para a fundação da Academia. Reunião esta que aconteceu no dia 8 de dezembro de 2022, às 10 horas da Sociedade Literária “Cinco de Agosto”, no momento fora discutido o Estatuto e a data de fundação da AVL para o dia 6 de janeiro de 2023.
Nesta mesma reunião foram apresentados o Patrono da Academia e Mérito Literário José Augusto Correa e os Patronos dos membros honorários (convidados por contribuição à Educação ou à Cultura Vigiense) Barão de Guajará e o Patrono dos Membros Beneméritos a Poetisa Ester Nunes Bibas.
Durante a 1ª eleição de acadêmicos para a diretoria da Academia com mandato de dois anos, foram eleitos o Escritor Memorialista e Poeta Raul Lobo – Presidente, o Poeta, Prosador, Cronista e Jornalista José Ildone Soeiro – Vice-presidente, o memorialista Ailson Cardoso (Nei da EMATER) como 1º Secretário e o poeta Adílio Siqueira segundo Secretário, finalizando o com o memorialista Hélio Macedo – Tesoureiro.
A posse aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Vigia de Nazaré, no dia 6 de janeiro de 2023, às 17 horas. Infelizmente, com 50 dias de fundação a Academia perdia seu primeiro Secretário, Ailson Cardoso, que veio a falecer. Com sua morte, o Poeta Nery Silva foi eleito para assumir a primeira secretaria.
Hoje a Academia Vigiense de Letras possui 14 Escritoras e 26 Escritores vigienses por naturalidade ou amor e apreço pela cultura vigiense em seu quadro social.
POETAS: Adílio Siqueira, Alfredo Neves, Antônio Lobo, Carla Rafaela, Ediene Costa, Elizangela Oliveira, João Carlos Junior, Leila Felipa, Leonardo Nery, Luanny Gonçalves, Manoel Pinto, Manoelly Ferreira, Marco Palheta, Nery Silva, Patrícia Silva, Pedro Carlos, Renno Souza e Simone Oliveira.
MEMORIALISTAS: Dircelina Soeiro, Hélio Macedo, Marilda Siqueira e Neves Raiol.
ROMANCISTAS: Sinicley Menezes e Wilkler Almeida.
POETAS E PROSADORES: José Ildone e Francisco Monteiro.
POETAS E CONTISTAS: Vanessa Pinheiro e João Belém.
CONTISTA: Elzilene Brito.
JORNALISTA E CONTISTA: Jucelino Belém (JUBA)
POETA E JORNALISTA: Wallacy Pinheiro.
ROMANCISTA E JORNALISTA: Rui Raiol.
POETA E PESQUISADOR: Paulo Costa.
LETRISTA, COMPOSITOR E POETA: Diogo Linhares.
LETRISTA E COMPOSITOR: Diego Costa.
OBRAS RELIGIOSAS: Socorro Silva.
OBRAS CIENTÍFICAS: Francisco Palheta Neto.
MEMORIALISTA, POETA E PESQUISADOR: Raul Lobo
Desde a sua fundação, a AVL já realizou diversas ações voltadas para a difusão da Arte, Cultura e Literatura, dentre elas, a academia Vigiense de Letras participou de vaias sessões da Academia Paraense de Letras onde acadêmicos e acadêmicas já subiram no púlpito para declamar seus poemas, como: Raul Lobo, Luanny Gonçalves, Walace Pinheiro e Leila Felipa, esta academia participou do encontro das Academias de Letras do Brasil com a presença do Vice-presidente da Academia Brasileira de Letras, onde esta academia (AVL) representou todas as academias de letras dos municípios Paraenses.
Realizou ainda, um sarau literário na Cidade de São Caetano de Odivelas, que contou com a presença de quase todos os 40 integrantes da AVL dentre eles os poetas Nery Silva, Manoelly Ferreira, Hélio Macedo, Alfredo Neves, Carla Mel, Waldinett Pena, Wallacy Pinheiro e João Carlos Júnior, que declamar suas poesias com a participação do cantor Lírico Diego Costa e da Banda Sinfônica Rodrigues dos Santos.
O sarau contou ainda com a presença de alguns convidados especiais como a Embaixadora da República Tcheca Dra. Pavila Havrlíková do Confrade Vice-Presidente da APL e Consul da República Tcheca na Amazônia Dr. Ernane Malato, do presidente da Academia Paraense de Letras Dr. Ivanildo Alves, Francinete Florezano Presidente da Academia Paraense de Jornalismo, Nazaré Melo 1ª Secretária da Academia Paraense de letras, da Dra. Maria Betânia Arroyo, membra da Academia Paraense de letras e Reitora da UNAMA, do Dr, João Arroyo membro do IHGP e da Prefeita de São Caetano de Odivelas e membra da Academia Vigiense de Letras Leila Felipa.
Descrições dos Adornos e Elementos da AVL:
O ESCUDO da Academia Vigiense de Letras, estruturado pelos acadêmicos, Raul Lobo, fundador e Presidente desta Academia, e Wilkler Almeida, romancista e artista plástico, tem ao centro um livro aberto encimado pelas iniciais A V L, ornado pelos raios do sol, e abaixo, pelo refrão do Hino da Vigia de Nazaré, e pela faixa contendo o nome do nosso Município e do nosso Estado. Circundando a área superior, veem-se as áureas folhas de louro (símbolo da glória intelectual), centralizando o título: ACADEMIA VIGIENSE DE LETRAS.

Membros da Academia de Letras (AVL)

A BANDEIRA da AVL é um retângulo branco, tendo ao centro o Escudo da Academia. Dos quatro cantos da Bandeira partem raios duplos, de um vermelho forte, amortecidos pelo círculo central, simbolizando bem a força mental, ornato de qualquer Academia de Letras, o qual absorve e anula a dos ímpetos que recheiam a ignorância, a indiferença aos livros e à leitura e a falta de reestruturação mental de tantas criaturas que se consideram civilizadas.
HINO DA BANDEIRA DA
ACADEMIA VIGIENSE DE LETRAS
Letra: Diogo Linhares
Música: Diogo Linhares
Refrão
Olha só essa linda bandeira, é a bandeira da academia, és o mastro iluminando a tradição da bela Vigia.
- I -
Poesia narra a história da nossa vida e da nossa cidade, expressando o meu sentido da paixão e do Vigiense.
- II -
Na música trouxeram, os jesuítas a catequizar, ó vigia, compositores escrevendo um belo dobrado.
- III -
Academia Paraense, Vigiense Antônio Raiol, fundador-presidente, O Raul fundou de Vigia.
- IV -
Ó Vigia, heróis Vigienses da pluricultura, são as lendas de estórias, são as prosas relatos da Vigia.
HINO DA ACADEMIA VIGIENSE DE LETRAS
Letra: José Ildone Favacho SoeiroMúsica: Vicente José Malheiros da Fonseca
Refrão
Quatro séculos coroam
Teu destino cultural.
És o Pará que vigiaSuper – Rio Amazonas
E Atlântica extensão.
Ó Vigia, Vigia, Vigia!
- I -
Foste caminho seguro
Na entrada do Grão-Pará,
Ao europeu navegante,
Numa visita constante
À Aldeia de Uruitá.
- II -
Vigia de Nazaré,Teu filho maior – RAIOL,
Foi fundador – Presidente
Da Academia Paraense
- Nosso máximo farol.
- III -
E, para nossa euforia,
Em Dois mil e Vinte e Três,
Ganhas tua Academia!
És Amazônia escrevendo
Bela prosa e poesia.
Esta academia possui dois projetos em execução, sendo eles: REDAÇÃO EM FOCO, que atende 40 estudantes que estão se preparando para o ENEM. O projeto foca na REDAÇÂO para o ENEM com professores renomados da área, todos membros da Academia, projeto coordenado pelo presidente Raul Lobo e pela Vice-presidente Poetisa Carla Mel. O curso é totalmente gratuito com a parceria da Sociedade Literária “Cinco de Agosto”.
O segundo projeto intitulado PEQUENOS ESCRITORES será trabalhado com crianças do Ensino Fundamental Anos Iniciais em parceria com o curso de Letras – Língua Portuguesa da UEPA - Campus Vigia de Nazaré.Sua diretoria atual conta com:
O Memorialista, Poeta e Pesquisador Raul Lobo – Presidente
A Poetisa Carla Mel – Vice-Presidente
A Poetisa Luanny Gonçalves – 1ª Secretária
O Poeta Nery Silva – 2º Secretário
O Poeta Alfredo Neves 1º Tesoureiro
A Contista Elzilene Brito – 2ª Tesoureira
A Memorialista Dircelina Soeiro – Diretora de Cerimonial
O Poeta, Compositor e Letrista Diogo Linhares – Diretor, Biblioteca e Rede Sociais.
Redação: Raul Lobo
Acompanhe a página oficial da AVL no instagram:
https://www.instagram.com/avlletras?igsh=MW95ajNlcW9jOGZrdg%3D%3D&utm_source=qr
