top of page
ARTE LIVRE VIGIENSE.jpg

O Ponto de Cultura Arte Livre Vigiense: Núcleo de Formação e Cultura foi criado em 2020 por um coletivo de 07 (sete) agentes culturais do município de Vigia (PA), com atuação contínua e gratuita voltada ao desenvolvimento, articulação e fortalecimento da cultura de base comunitária no território.Sua atuação está centrada na formação cultural, no apoio técnico a agentes e grupos culturais locais e na articulação em rede, contribuindo para o fortalecimento da autonomia social e cultural da comunidade, em consonância com os princípios da Política Nacional de Cultura Viva (Lei nº 13.018/2014).O Ponto de Cultura Arte Livre foi certificado como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura, por meio do Edital nº 006/2025 – Premiação de Pontos de Cultura, da Lei Aldir Blanc, no âmbito da SECULT/PA.

Por meio da realização de oficinas de elaboração de projetos culturais, orientações técnicas e acompanhamento especializado, o Ponto de Cultura promove o acesso democrático às políticas públicas de cultura, viabilizando a participação de agentes culturais locais em editais como as Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo, fortalecendo a capacidade organizativa e produtiva do território.

Além disso, o Arte Livre Vigiense atua como espaço de intercâmbio cultural e articulação comunitária, promovendo a colaboração entre diferentes segmentos culturais, com destaque para as quadrilhas juninas Açucena do Amor e Sedução Junina, o Grupo Parafolclórico Marujada de São Benedito, além de iniciativas nas áreas de audiovisual, cultura digital e outras expressões artísticas.

Essas ações contribuem para a valorização das culturas tradicionais e populares, o diálogo intercultural, o uso compartilhado de saberes e práticas culturais e o fortalecimento da identidade cultural local, reafirmando o Ponto de Cultura como agente estratégico na implementação da Cultura Viva no município de Vigia no estado do Pará.

Nossa Certificação pelo Ministério da Cultura

fe073ed8-820a-419f-a84d-1f676480ead4.jfif

Membros do Ponto de Cultura Arte Livre Vigiense - fotos da execução do projeto duelo de realidade aumentada apoiada pelo ponto de cultura arte livre 

DUELO DE REALIDADE AUMENTADA

 

No dia 14 de dezembro, o Duelo de Realidade Aumentada transformou o Auditório do Museu Municipal de Vigia em um verdadeiro palco de inovação e criatividade! 

Estudantes de escolas públicas participaram de:

* Oficina de capacitação em Realidade Aumentada (RA);

* Desenvolvimento de habilidades digitais;

* Competição criativa com premiação das melhores obras!

 Obra vencedora: A incrível representação da Matinta Pereira em Realidade Aumentada encantou a todos e levou o grande prêmio!  Facilitador: Sandio Maciel- Mestre e Doutorando em Engenharia Elétrica (UFPA).

Certificação: Todos os participantes receberam certificado de 8 horas! 

Edição de vídeo: Alex Campos

 

Nosso agradecimento especial a todos que tornaram este projeto possível, inspirador e único!

Apoio: Prefeitura de Vigia de Nazaré - Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer de Vigia

Secretaria de Estado de Cultura - SECULT PA-  Lei Paulo Gustavo

Projeto realizado através do Edital de Cultura Digital da Lei Paulo Gustavo.

 

Juntos, transformamos ideias em inovação! 

e870c924-ee20-40d5-8009-80e6afa0285e.jfif
ARTISTAS MEMBROS DO PONTO DE CULTURA ARTE LIVRE.jfif
ARTISTAS MEMBROS DO PONTO DE CULTURA.jfif
ARTISTAS MEMBROS DO PONTO DE CULTURA ARTE LIVRE DE VIGIA NO MUSEU MUNICIPAL DE VIGIA.jfif
ARTE LIVRE VIGIA1.jfif
ARTE LIVRE VIGIENSE 2.jfif
ARTE LIVRE VIGIENSE 3.jfif
ARTE LIVRE VIGIENSE 20.jfif

Projeto cultural cineescola: despertando talentos no audiovisual

8766efbe-e5f6-4694-bc66-f96eb9289f12.jfif

Ocorreu nos dias 25 e 26 de janeiro de 2024, das 8h às 12 e das 14 às 18h no auditório do IFPA Campus Vigia, a execução do projeto cultural CineEscola: despertando talentos no audiovisual. O projeto foi selecionado no edital de chamamento público n° 004/2023 inerente a Lei Paulo Gustavo no município de Vigia, estado do Pará.

1 - O projeto tem como objetivo oferecer uma oportunidade única para os jovens estudantes do município de Vigia PA explorarem e desenvolverem as suas habilidades no campo do audiovisual. Através de uma oficina, os estudantes terão a chance de aprender conceitos e características sobre diferentes aspectos da produção audiovisual, como roteiro, direção, fotografia, edição e muito mais. Além disso, o projeto incentiva a criatividade, a autoexpressão e o desenvolvimento pessoal dos alunos e consequentemente contribui para o fomento do setor audiovisual local;

2 - Público-alvo: Estudantes de escolas/instituições públicas municipais, estaduais e federais de Vigia;

3 - Disponibilização de certificado com carga horária de 12h;

 

Facilitador: Cineasta paraense Felipe Mendonça @felipedeamend

ARTE LIVRE VIGIENSE 11.jfif
ARTE LIVRE VIGIENSE 12.jfif
ARTE LIVRE VIGIENSE 13.jfif
ARTE LIVRE VIGIENSE 14.jfif
ARTE LIVRE VIGIENSE 10.jfif

Rua Josino Cardoso, 156

Bairro: Centro - Vigia, PA

CEP: 68.780-000

E-mail: vigiapara400@gmail.com

 

 

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

© Coordenação WILTON ALMEIDA

Orgulhosamente Vigiense

  • Google+ Clean
  • Twitter Clean
  • facebook
bottom of page