Rua Pedro Raiol, 328

Bairro: Centro - Vigia, PA

CEP: 68.780-000

E-mail: vigiapara400@gmail.com

 

© 2016 por INFOGRAFIC.

Orgulhosamente Vigiense

  • Google+ Clean
  • Twitter Clean
  • facebook

Formada por 25 músicos mais experientes, nos Instrumentos de Sopro, Percussão e Eletrônico que, consistem  em valorizar e divulgar a musica instrumental de nosso município a outras localidades, além de ser uma oportunidade para troca de experiência, intercâmbio cultural, formação de platéia e servir de incentivo para que jovens e adolescentes cresçam em torno de uma atividade saudável para a comunidade.

A Banda já fez varias apresentações em Vigia e na Capital destacando-se: Natal para todos e reveillon 2008 na Praça da república em Belém, Concerto no teatro da Fundação Amazônica de Música no Projeto Música para todos em Belém, Concerto na Sociedade 5 de Agosto em Vigia, apresentações na Concha Acústica de Vigia no Festival de Verão 2008, Na Igreja Madre de Deus alem de Concertos na Cidade de Castanhal e Paragominas. Em 2009 participou da gravação do filme Saudades de minha terra e Vigia.

No dia 06 de Janeiro de 2011 o Intituto Musical Arte Show Vigia estará comemorando o seu 3º aniversário de fundação as comemorações acontecem a partir das 06h da manhã com queima de fogos e alvorada musical com a banda Maestro Vale pelas ruas da cidade e as 19h um desfile com todos os grupos e alunos do Instituto saindo da praça da Matriz até a sede do Instituto na chegada haverá a formatura dos alunos de flautas doce e confraternização.

No decorrer de seus 3 anos de atividades a escola do Instituto ja musicalizou aproximadamente 300 alunos, que hoje compõe os seguintes grupos:

  • VIGIA BIG BAND

  • BANDA MAESTRO VALE

  • BANDA MARCIAL

  • CORAL DE FLAUTAS DOCE

  • GRUPO DE PERCUSSÃO

  • TURMAS DE MUSICALIZAÇÃO

Os grupos do Instituto realizam na cidade de Vigia e localidades vizinhas , cerca de 50 apresentações anuais dentre, CONCERTOS, PROCISSÕES, DESFILES, ALVORADAS, além de oficinas constantes nas escolas municipais e estaduais de nossa cidade.

Dia 25 de dezembro de 2010 as 20h a Banda Maestro Vale do Instituto Arte Show Vigia, estará realizando um concerto de Natal em frente a Igreja Matriz - A Banda será formada por 100 músicos vigiense na faixa etária de 10 a 18 anos ( 35 mulheres e 65 homens ) incluindo o coral de flautas doce - O repertório consta de musicas natalinas, temas de filmes e dobrados sinfonicos, além da participação especial do baritono vigiense Diego que interpretará a musica Jingle-Bell Rock.

Natal nos bairros

 

A banda de musica Maestro Vale, realizou no dia 23 de dezembro o 3º Natal nos bairros, o evento percorreu os bairros de vigia em grande carreata levando a mensagem de natal através da música Instrumental.

 

O Projeto tem como finalidade de levar a musica Instrumental, principalmente as crianças e Jovens de nossa cidade, despertando-lhes o interesse em fazer parte desta tradição musical vigiense, que além de formar grandes talentos, contribuir para o fortalecimento da identidade cultural do Município.

O Projeto Musica no Ribeirinho, desenvolvido pelo Instituto Musical Arte Show Vigia consta de apresentações musicais nas praças da Cidade de Vigia e localidades ribeirinhas, alem de oficinas de concertos didáticos nas escolas de ensino primário,fundamental e médio, que tem por metas à valorização da música no cenário sócio-cultural de Vigia. Com vista nesse contexto , será possível levar até as Escolas e Localidades Ribeirinhas o conhecimento que antes ficava limitado aos Institutos Musicais.

Além disso, o Projeto tem como finalidade dar oportunidades de aprendizado às crianças e Jovens que não tem acesso a música, despertando-lhes o interesse em fazer parte desta tradição musical vigiense, que além de formar grandes talentos, contribuir para o fortalecimento da identidade cultural do Município, objetivando a criação de platéia.

Nas oficinas serão utilizados equipamentos de Vídeo e Áudio, e Instrumentos musicais utilizados na Banda de música ( flauta doce, flauta transversa, clarineta, saxofone, trompete, trombone, tuba, baixo, guitarra, teclado, bateria e material de percussão)

Nos apresentações musicais nas praças de vigia e localidades Ribeirinhas, a Banda do Instituto Vigia Big Band se apresentará com repertorio variado (popular e regional) e terá a formação de 25 músicos distribuídos nos instrumentos de sopro, percussão e eletrônico.

Instituto Musical Arte Show Vigia, fundado em 06 de Janeiro de 2008, mas sua Escola de Musica já se encontra em atividade desde 27 de março de 1999, e ao decorrer desses anos, já atendeu aproximadamente dois mil alunos. Trata-se de um programa de enorme repercussão social porque, ao tempo em que estimula a difusão musical como uma atividade cultural que muda hábitos individuais e coletivos, concorre para a formação profissional de muitos jovens que, ao entrarem na Banda de Música, descobrem que o mundo da musica adiciona cultura, conhecimento gerais, além de ser uma fonte de renda; caminho para definição de uma profissão e estimulo a vida acadêmica e, em muitos casos, descoberta de grandes talentos musicais. O Instituto Musical atende atualmente 250 alunos distribuídos em turmas de Iniciação Musical através do Canto, da Flauta doce, prática em Instrumentos de Sopro, Corda, Percussão, e a criação de grupos específicos dentro do próprio Instituto que são (Vigia Big Band , Banda Maestro Vale, Grupo de Flautas Doce, Grupo de Percussão), ampliando dessa forma, sua participação na vida cultural da comunidade vigiense e do Estado.

Vigia Big Band Formada por 25 músicos mais experientes, nos Instrumentos de Sopro, Percussão e Eletrônico que, consistem  em valorizar e divulgar a musica instrumental de nosso município a outras localidades, além de ser uma oportunidade para troca de experiência, intercâmbio cultural, formação de platéia e servir de incentivo para que jovens e adolescentes cresçam em torno de uma atividade saudável para a comunidade.

A Banda já fez varias apresentações em Vigia e na Capital destacando-se: Natal para todos e reveillon 2008 na Praça da república em Belém, Concerto no teatro da Fundação Amazônica de Música no Projeto Música para todos em Belém, Concerto na Sociedade 5 de Agosto em Vigia, apresentações na Concha Acústica de Vigia no Festival de Verão 2008, Na Igreja Madre de Deus alem de Concertos na Cidade de Castanhal e Paragominas. Em 2009 participou da gravação do filme Saudades de minha terra e Vigia.

Em 2010 Participou do Projeto Musica na Estrada da Conexão Vivo e no mesmo ano foi premiada no Edital Premio SECULT de Musica do Governo do Pará com o Projeto Musica no Ribeirinho, que visa difundir a música instrumental para as localidades Ribeirinhas e Quilombolas da Cidade de Vigia, através de Concertos Musicais.

Banda Maestro Vale

Composta por 90 alunos ( 57 homens e 33 mulheres ) na faixa etária de 12 a 17 anos, nos Instrumentos de Sopro e Percussão já participou de vários eventos em Vigia, cidades vizinhas e Belém como: (procissão, Círios, via Sacra, desfiles Cívicos, Oficinas de concertos didáticos nas Escolas Estaduais e Municipais e apresentações em praças Públicas).

Grupo de Flautas Doce

Formado por 60 alunos de Iniciação Musical ( 25 mulheres e 35 homens)  , na faixa etária de 8 a 12 anos, tem como finalidade descobrir no aluno aptidões musicais para ingressarem na prática nos instrumentos de sopro, cordas e percussão. O grupo se apresenta em comemorações nas Escolas, praças e Igrejas.

 

Grupo de Percussão.

Composta por 50 alunos ( 20 mulheres e 30 homens) na faixa etária de 10 a 15 anos, nos instrumentos de percussão (caixa, surdo, bombo e pratos) apresentam-se em comemorações Cívicas.

 

“É dignificante participar de um projeto com essa dimensão humana e com um caráter social sem precedentes”.

Vídeo da premiação do projeto Maestro Vale  em Nova York, EUA

Contextos históricos da Banda Maestro Vale (Art Show)