Rua Pedro Raiol, 328

Bairro: Centro - Vigia, PA

CEP: 68.780-000

E-mail: vigiapara400@gmail.com

 

© 2016 por INFOGRAFIC.

Orgulhosamente Vigiense

  • Google+ Clean
  • Twitter Clean
  • facebook

Contextos históricos da Banda 31 de Agosto

Clube Musical 31 de Agosto localizado no município de Vigia de Nazaré no estado do Pará fundado após a decadência das bandinhas de música de Vigia composta pela banda Sebo de Holanda (formada por crianças brancas) e pela banda 7 de SETEMBRO (formada por adultos). Surgiu a iniciativa de fundi-las e formar o Clube Musical 31 de Agosto em 26 de dezembro de 1876 tendo título-data como uma homenagem a adesão do município de Vigia, na época à frente o vigário Monsenhor Mancio Caetano Ribeiro a quem se atribui a formação desta nova banda apoiada pelo senador Francisco de Moura Palha.
 

 

 

 

 

 

 

 


      No primeiro decênio do século XX o Clube Musical apresentou-se em decadência, e logo em seguida chega em Vigia no ano de 1912 o Padre Alcides Paranhos brilhante compositor e músico que reorganiza o Clube Musical que na época encontrava-se sem presidente apoiado por um pequeno grupo de músicos.
       
      Entre o Padre Alcides Paranhos tiveram a participação de outros grandes compositores e músicos talentosos que contribuíram para a formação de novos artistas, entre eles Isidoro de Castro autor do dobrado Saudade de Minha Terra famoso integrado ao Repertório de Ouro das Bandas do Brasil e Joaquim Silvino Pinheiro ex militar do exercito Brasileiro que assumiu a frente da banda 31 de Agosto e através de seu trabalho expandiu o contexto musical no município sendo considerado como mestre da banda e encerrou sua carreira regendo-a, logo após seu filho Alcemir Pinheiro (mestre Simir), deu-lhe continuidade ao seu trabalho levando a musica do município de Vigia para outras regiões do Estado e outros cantos do Brasil.
       
      Em 25 de setembro de 1976 foi campeã do 1º Festival de Bandas do Pará tendo a oportunidade de participar do 1º CAMPEONATO NACIONAL DE BANDAS, em novembro de 1977(no rio de Janeiro representando o estado do Pará) promovido pelo MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA, FUNDAÇÃO NACIONAL DE ARTE E REDE GLOBO DE TELEVISÃO. A exibição do Clube Musical 31 de Agosto no rio de Janeiro integrou o programa CONCERTOS PARA JUVENTUDE, produção MEC/TV GLOBO. Desde então novos músicos foram surgindo e a família 31 de agosto foi crescendo, tocando no que se faz de melhor e com qualidade e incluindo a participação nos ENCONTROS DE BANDAS DA REGIÃO DO SALGADO NO ESTADO DO PARÁ e também fazendo grandes apresentações. Ultimamente participou do documentário "Saudade de Minha Terra" , de Bernadete Mathias, José Nélio Palheta e Aladim Jr.


       Hoje é uma das mais antigas do estado com 137 anos, fazendo parte da história do município de Vigia, o Clube Musical 31 de Agosto caminhou com a cidade onde o desenvolvimento de ambos contribui para a educação, laser e reforça a  cultura musical estabelecida.

Programa Gente da Gente - Aniversário da Banda 31 de Agosto

Banda 31 de Agosto no Rio de Janeiro representando o Estado do Pará no Festival Nacional de Bandas na década de 70  

Foto do Aniversário da Banda 31 de Agosto em frente a Matriz de Vigia